sexta-feira, 16 de julho de 2010

Candidatos a governo Travam Batalha Jurídica no início da Campanha

A campanha eleitoral da Paraíba começa com uma batalha jurídica entre as duas principais chapas que concorrem ao Governo do Estado: a encabeçada por José Maranhão (PMDB) e a outra por Ricardo Coutinho (PSB).

Os advogados da coligação "Paraíba Unida", que tem José Maranhão como candidato a governador, pediu impugnação das candidaturas de Cássio Cunha Lima (PSDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Rômulo Gouveia (PSDB), este último candidato a vice-governador na chapa de Ricardo.

Já a coligação "Uma Nova Paraíba", que é liderada pelo candidato Ricardo Coutinho pediu a impugnação da candidatura de José Maranhão.

Cássio entra na lista de ações de impuganção feitas pelo Ministério Público

A Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE-PB) entrou ontem (14) com uma ação de impugnação de registro da candidatura ao Senado do governador cassado Cássio Cunha Lima (PSDB). Segundo o órgão, ele, por ter sido condenado por conduta vedada a agente público, não pode continuar na corrida eleitoral. A partir de hoje, o tucano tem sete dias para recorrer à Justiça Eleitoral e tentar permanecer no pleito.

O tucano é um dos 97 candidatos que tiveram o registro contestado pela PRE-PB. Destes, 21, incluindo Cunha Lima, foram enquadrados na Lei do Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que proíbe a candidatura de pessoas com problemas na Justiça. Aqueles que tiverem condenação por órgãos colegiados ou contas reprovadas pelos Tribunais de Contas correm o risco de ficarem inelegíveis.

Veja a lista de ações de impuganção feitas pelo Ministério Público

Em 17 de fevereiro de 2009, Cunha Lima perdeu o mandato por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou, na época, que Cunha Lima teria distribuído cheques para cidadãos de seu estado, por meio de um programa assistencial mantido pela Fundação Ação Comunitária (FAC), instituição ligada ao governo do estado.

No julgamento, os advogados do tucano argumentaram que ele não poderia ser cassado por causa do programa social. Além disso, disseram que ele jamais participou de entrega de cheques do programa assistencial. De acordo com os três advogados que representaram Cunha Lima no julgamento no TSE, o programa de assistência social administrado pela FAC em 2006 era previsto em lei estadual e recebia recursos do fundo de erradicação da pobreza do estado.

Como pena, ele perdeu o mandato e os direitos políticos por três anos. De acordo com a legislação anterior, a contagem de tempo começa a partir do momento da cassação, já que, na visão dos ministros, o programa assistencial foi usado para benefício próprio durante o mandato. Isso já garantiria a inelegibilidade dele até 2012. Com a Lei do Ficha Limpa, esse período aumentou, podendo chegar até 2017.

"Eu já cumpri minha pena. Existe pena perpétua agora? E onde fica a soberania popular?", reclamou Cunha Lima no seu perfil no Twitter. Ele disse que não foi cassado por "por compra de votos nem por corrupção", mas que vai aguardar a manifestação do TSE "no caso concreto". O TRE-PB tem até 5 de agosto para julgar as ações de impugnação. A parte que perder pode recorrer depois ao TSE.

Vené se mantém no cargo por força de liminar


O Tribunal Regional Eleitoral deferiu liminar favorável ao prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB). A ação de Veneziano visava ratificação de uma medida cautelar, concedida pelo desembargador Manoel Monteiro, mantendo ele no cargo de prefeito.

A expectativa era a de que a Corte ratificasse o pedido de liminar, a exemplo do que ocorreu no caso da cassação do prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon.

Os advogados do prefeito alegaram que a destituição do cargo de prefeito de Campina Grande, com o seu provável retorno após o julgamento do recurso, traria uma insegurança jurídica sem precedentes no cenário eleitoral do município.

Veneziano foi cassado pelo juiz da 16ª Zona Eleitoral, de Campina Grande. O magistrado julgou procedente a ação de investigação judicial eleitoral contra Veneziano, determinando a cassação do seu mandato e do vice e a diplomação do segundo colocado, o deputado federal Rômulo Gouveia.

No dia 14 de abril, o desembargador Manoel Monteiro acatou o pedido de liminar de Veneziano, para que ele aguarde no cargo o julgamento do recurso contra a sua cassação interposto no Tribunal Regional Eleitoral.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fabiano Lucena declara apoio a candidatura de José Maranhão e a Vital do Rego

Depois de divergir sobre o apoio ao candidato da oposição para o Governo do Estado e firmar apoio apenas ao tucano Cássio Cunha Lima (PSDB) para o Senado Federal, o deputado estadual Fabiano Lucena (PSDB) resolveu escolher o nome de Vital do Rego Filho (PMDB) como o segundo voto na corrida para o Congresso Nacional. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (14), no plenário da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba. Fabiano ressaltou que atendeu um pedido do prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) e justificou. “Veneziano me contactou e eu não poderia recusar um pedido dele”, declarou.

O parlamentar fez questão de explicar que já havia declarado apoio para governador, através da candidatura de José Maranhão, para presidente, através do tucano José Serra e para o primeiro voto do Senado, representado por Cássio Cunha Lima. “Estava faltando apenas o segundo voto para o Senado e eu escolhi Vital por entender que ele é a melhor opção para Paraíba, ele foi meu companheiro da Assembléia, é meu amigo pessoal e tem competência para exercer mais esta função”, disse.

Fabiano Lucena é sobrinho do senador Cícero Lucena (PSDB) e era um defensor da candidatura tucana ao Governo do Estado. Após a desistência da candidatura própria, o parlamentar optou por apoiar o nome do governador José Maranhão (PMDB) ao Governo do Estado, se encaixando assim nos quadros dissidentes da sigla. (Ascom)

Comemoração do Aniversário do Deputado Wilson Braga


Missa em ação de graça vai marcar comemoração do aniversário do deputado Wilson Braga

Familiares e amigos do ex-governador e atual deputado federal Wilson Braga (PMDB) preparam uma missa em ação pela passagem do aniversário do deputado, que será realizada no próximo domingo (18) a parti das 17h na Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Bairro do Altiplano em João Pessoa. A missa será celebrada pelo padre João Adriola.

Todos os familiares de Wilson Braga, que é candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, principalmente sua esposa, a ex-deputada Lúcia Braga, suas filhas Patrícia e Mariana e ainda sua nora Jussara Braga, juntamente com seus netos Thiago e Wilson Braga Neto, convidam a todos para participar da celebração.

Ministério Público Eleitoral (MPE) entrega os pedidos de impugnação ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)

Deixado para a última hora, logo após o fim do prazo para protocolo, Ministério Público Eleitoral (MPE) entrega os pedidos de impugnação ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Ao todo, o Procurador Regional Eleitoral, Werton Magalhães, apresentou 97 para impugnações de candidaturas, a maioria deles está relacionado a ausência de filiação por parte dos candidatos, mas há também vários casos em que os candidatos se enquadram na Lei da Ficha Limpa, que proibe a candidatura de quem já foi condenado pela Justiça.

Entre os candidatos que tiveram pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público está o ex-governador e candidato ao senado, Cássio Cunha Lima (PSDB). Segundo Werton Magalhães, as motivações para o pedido contra a candidatura de Cássio foram as condenações por abuso de poder econômico e conduta vedada. Também estão na lista do Procurador os deputados: Arnaldo Monteiro (PSC), Branco Mendes (DEM), Jacó Maciel (PDT), Dinaldo Wanderley (PSDB), Ivaldo Moraes (PMDB), Márcio Roberto (PMDB), Dr. Veríssinho (PMDB) e Armando Abílio (PTB).

Confira alguns dos nomes e as fundamentações do MPE:

Nome - Fundamento

Peron Ribeiro Japiassu - Ausência de Quitação Eleitoral

Robson Dutra da Silva - Ausência de Quitação Eleitoral

Tovar Alves Correia Lima - Ausência de Quitação Eleitoral

Arnaldo Monteiro da Costa - Condenação Criminal

Cássio Rodrigues da Cunha Lima - Condenação em AIJE por Conduta Vedada

Jacó Maciel - Condenação em AIME

Ataídes Mendes Pedrosa - Contas Rejeitadas

Carlos Alberto Batinga Chaves - Contas Rejeitadas

Carlos Antônio Araújo de Oliveira - Contas Rejeitadas

Dinaldo Medeiros Wanderley - Contas Rejeitadas

Ivaldo Medeiros de Moraes - Contas Rejeitadas

Márcio Roberto da Silva - Contas Rejeitadas

Monaci Marques Dantas - Contas Rejeitadas

Salomão Benevides Gadelha - Contas Rejeitadas

Abmael de Sousa Lacerda - Improbidade e Contas Rejeitadas

Antônio Vituriano de Abreu - Não Filiado

Armando Abílio Vieira - Não Filiado

Walter Correia de Brito Filho - Não Filiado

Equipe de campanha de Ricardo Coutinho ‘dorme’ no ponto e ex-prefeito também pode ficar inelegível


A permanência da candidatura do ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) ao governo do Estado pode estar com os dias contados devido a erros cometidos pela equipe de campanha. O não pagamento de uma multa e a não renovação da licença - Ricardo é servidor da Universidade Federal da Paraíba - pode tornar o candidato inelegível para as eleições de outubro deste ano.

Durante o segundo encontro das oposições, realizado este ano em Campina Grande, Ricardo Coutinho foi multado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, em R$ 5 mil. A multa não foi paga - o que deveria ter ocorrido até o registro da candidatura - e também não foi pedido pela equipe o parcelamento. A orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é clara: caso a multa não seja paga até a data do registro de candidatura (o prazo se encerrou no dia 5 deste mês), o candidato é considerado inelegível.

Além disso, a elegibilidade de Ricardo está ameaçada por conta de um simples requerimento, que passou batido pela equipe de campanha da Coligação ‘Por Uma Nova Paraíba’. Ricardo deveria requerer licença ou afastamento da função de servidor público para poder disputar cargo majoritário, como está descrito na Legislação Eleitoral.

Ele tinha até o dia 5 de julho para requerer essa licença, o que não aconteceu. Informações dão conta de que o ex-prefeito estaria gozando de uma licença prêmio (de três meses). A licença se expirou e ele não pediu a renovação. Nenhum membro da equipe de campanha se atentou para a questão. Com isso, ele continua não licenciado.

Essa não é a primeira vez que a equipe de campanha de Ricardo Coutinho mete os pés pelas mãos. Foi assim no caso da fraude das atas e da entrega de brindes, durante a campanha eleitoral passada, cujo processo ainda está em tramitação.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Advogado designado pelo PSDB nacional pediu mais tempo para analisar processos.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aprovou, por três votos a um, o adiamento do julgamento do ex-governador Cássio Cunha Lima para o próximo dia 26.

Os advogados de Cássio, Edward Johnson, Luciano Pires, Fábio Andrade e Delosmar Mendonça, pediram a renúncia do processo a pedido do PSDB nacional, que resolveu assumir a defesa do tucano.

“José Eduardo Alckmin vai assumir o caso, porque tem interesse na campanha de Cássio e não quer que ele seja prejudicado”, dizem os advogados.

O PSDB estadual solicitou que o processo fosse retirado de pauta este ano, porque a partir de junho começou a eleição e, nesse momento, a prioridade deve ser os julgamentos do microprocesso eleitoral. A Corte não acatou o pedido, apenas abriu vistas para que José Eduardo Alckmin se embase no processo.

Outro lado

O advogado Carlos Fábio, que integra a outra parte no processo, afirmou que o pedido de retirada da ação de pauta foi uma manobra da defesa para impedir o julgamento, que não foi acolhida pela Corte.

“É só uma questão de mais alguns dias e ele será cassado novamente”, disse.

Governador quer evitar que clima de já ganhou prejudique campanha

Maranhão pede “pé no chão” para equipe e ressalta que Cássio vai querer “troco”

O governador e candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB), não perde uma oportunidade de ressaltar para seus aliados que o clima de já ganhou não pode contagiar sua campanha por que se isso acontecer pode resultar numa acomodação da militância e consequentemente gerar surpresas desagradáveis no dia 3 de outubro.

De acordo com uma fonte que participou de uma reunião com o governador nos últimos dias, Maranhão pediu tanto para equipe de auxiliares de gestão que não relaxe nas ações para que o governo não pare, quanto para equipe que trabalha diretamente na sua campanha para que não permita que a militância esfrie para não gerar acomodação.

Liderando as pesquisas com cerca de 12% de diferença para seu principal adversário, o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), Maranhão reconhece a força do seu oponente e coloca ainda um ingrediente a mais para criar entusiasmo nos aliados. Para ele, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) não vai querer que ele permaneça no governo e vai fazer de tudo para vencer a eleição para o governo, na pessoa de Ricardo Coutinho.

Cássio foi cassado no começo do ano passado e a justiça determinou que o então senador José Maranhão assumisse o governo na condição de segundo colocado a época.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mesmo em campanha Cássio se preocupa em justificar política de alianças: “Foram firmadas a luz do dia e combatem o atraso”

O candidato ao Senado Federal, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), continua a perder preciosos minutos de sua agenda ao tentar justificar para os seus “seguidores” no mini-blog twitter, as alianças políticas nas eleições 2010. Para Cássio, as composições foram estabelecidas com critérios e tem um propósito, derrotar o retrocesso no Estado:

“Nada mais natural na política do que alianças. Sobretudo quando firmadas a luz do dia para combater forças do atraso”, postou.

Em outra postagem, Cássio mais uma vez, reafirma a inocência e demonstra acreditar que não será enquadrado no Projeto Ficha Limpa, recentemente aprovado:

“Já cumpri minha injusta e severa pena. Seria um absurdo, uma verdadeira violência uma pena já cumprida ser ampliada por uma lei nova”, justificou.

Cássio Cunha Lima disputa o Senado Federal e tem como companheiros de chapa, o senador Efraim Morais (DEM) que tenta a reeleição e o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), que disputa o Governo da Paraíba.

Senador Roberto Cavalcanti reafirma lealdade e nega mágoas com seu grupo político: “Tenho consciência do meu prazo de validade”

Adotando o discurso de ser um “jogador” do seu time político, o senador paraibano Roberto Cavalcanti (PRB), disse em entrevista ao PB Agora que não sente mágoas pelo seu grupo político e disse que continua com motivação para exercer o restante do seu mandato por sete meses na Capital Federal.


“Nesse tempo restante irei trabalhar todos os dias em Brasília, quer seja nas comissões ou no trabalho em plenário”, destacou.

Roberto Cavalcanti salientou que procurou mais acertar do que errar e que em pouco mais de um ano de mandato defendeu bandeiras importantes no Senado, como os problemas envolvendo o pré-sal, as administradoras de cartão de crédito entre outros: “Só brigo com peixe grande”, pontuou.

Quanto a saída momentânea do Senado, Cavalcanti disse que acredita ter deixado a sua marca e que aguarda o reconhecimento do povo paraibano. Tenho consciência do prazo de validade,sou um jogador de time, inexiste a possibilidade de mágoas e no meu vocabulário tenho duas palavras: a lealdade e a fidelidade só estou no Senado graças ao meu grupo,estou contente pela decisão que tomei”, explicou.

Por fim, Roberto Cavalcanti se definiu como um homem ligado a família e que a mudança para Brasília foi traumática no seu cotidiano: “Tenho um mandato que ninguém consegue tomar que é o Sistema Correio, continuarei vivendo e acompanhando a política”, concluiu.

Candidato à reeleição reage positivamente ao primeiro contato popular

Maranhão deflagra campanha com missa em Araruna e primeira carreata até a cidade de Guarabira


O candidato à reeleição ao Governo do Estado, José Maranhão,deflagrou sua campanha neste domingo participando de missa na Igreja Matriz de Araruna, sua terra natal, celebrada pelo padre João Batista, acompanhado da irmã Wilma, prefeita da cidade, dos demais candidatos na chapa majoritária. Depois seguiu em carreata até Guarabira, no Brejo paraibano.

Na missa, o governador esteve sem a presença da sua esposa, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti por ter decidido não participar de nenhuma atividade político – partidária para evitar problemas, segundo comentou um familiar próximo.

Maranhão ouviu sermão motivador por parte do padre celebrante que fez menções positivas sobre o futuro do candidato.

Pela manhã, depois da missa, ele participou de carreata ao lado do vice Rodrigo Soares, os candidatos ao Senado Vital Filho e Wilson Santiago, bem como de candidatos à Câmara Federal e Assembléia Legislativa, além de correligionários passando por Cacimba de Dentro, Solanea, Bananeiras, Belém, Pirpirituba até chegar a Guarabira.

Ao final, Maranhão avaliou positivamente a primeira ação de campanha em face do contato com populares ao longo do percurso da carreata. “A receptividade nos motivou”, afirmou.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Estamos com a chapa fechada para o governo do Estado e para Senador os nomes de Santiago e Vitalzinho são os que mais representam a continuidade do projeto de governo

“Wilson Santiago é um nome representativo para o Senado, pois é compromissado com o desenvolvimento social da Paraíba”. Essa declaração do Governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), foi feita durante Encontro Estadual do PT que aconteceu no último sábado (26), em João Pessoa. Para Santiago, que não pôde prestigiar o evento porque estava fora da Paraíba, essa afirmação do chefe do executivo estadual expressa, sobretudo, reconhecimento pelo seu trabalho.

“Estamos com a chapa fechada para o governo do Estado e para Senador os nomes de Santiago e Vitalzinho são os que mais representam a continuidade do projeto de governo e do compromisso com o desenvolvimento social que agora caminhará com o desenvolvimento econômico”, complementou José Maranhão confirmando o favoritismo de Santiago para ocupar uma das vagas a senador pelo PMDB.

Para Santiago, o anúncio de seu nome significa reconhecimento e, por isso, também o recebe com muita honra. “Recebo mais este desafio com muita honra, pois vim de uma origem humilde, de uma região rural, já fui vendedor de picolé e chegar até aqui não foi fácil, mas fiz tudo com muita determinação e vontade de servir à Paraíba, à terra que me criou e que hoje reconhece meu trabalho”, disse o parlamentar, destacando sua luta para chegar à Universidade, formar-se e cumprir com competência seus dois mandatos na Assembleia Legislativa do estado e também por duas legislaturas na Câmara Federal.

“Fui eleito duas vezes deputado estadual e estou no segundo mandato como deputado federal e todos com expressivo número de votos e serviços prestados à Paraíba. Então, diante da minha trajetória, eu só posso me sentir honrado, pois o que mais quero é continuar ajudando meu estado a se desenvolver e como Senador poderei contribuir ainda mais com esse objetivo”, disse o pré-candidato que aguarda apenas a Convenção do PMDB, marcada para a próxima quarta-feira (30), para oficializar seu nome junto à chapa majoritária

domingo, 27 de junho de 2010

Apoio de Lula pró candidatura de Zé Maranhão

O deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB) declarou, em entrevista neste sábado (26) à noite, que a vinda de José Eduardo Dutra, presidente nacional do PT, à Paraíba, é um recado claro de que a posição do presidente Luis Inácio Lula da Silva será a de apoiar o governador José Maranhão (PMDB), que busca concorrer à reeleição. Dutra é o coordenador geral da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff à presidência da República.

“De forma verdadeira e transparente, José Eduardo Dutra deu a todo o partido, a senha: na Paraíba, o nosso candidato é o governador José Maranhão”, disse Vitalzinho, que esteve presente ao encontro estadual do PT, realizado na sexta-feira (25), acompanhando o governador José Maranhão.

Vitalzinho lembrou que o governador sempre foi apoiou o presidente Lula e que, em 2002, Maranhão contrariou o PMDB ao apoiar a candidatura do petista à presidência da República. “A presença do PT na chapa do governador José Maranhão é o maior emblema, o maior voto de que a posição clara do presidente Lula é o de apoiar, na Paraíba, alguém que sempre foi seu aliado (Vitalzinho se refere ao governador)”, afirmou o deputado federal.

Ele confirmou as declarações do presidente nacional do PT de que a ex-ministra Dilma Rousseff subirá em apenas um palanque na Paraíba: o de Maranhão e do PMDB. O deputado federal analisou que a presença do PT na chapa majoritária do PMDB, através da indicação do nome do deputado Rodrigo Soares, demonstra uma unidade que tem base na aliança nacional entre as duas legendas.

Vitalzinho reafirmou que vai disputar uma vaga para o Senado. Ressaltou que ele e o irmão, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, sempre foram tidos como solução para a formação da chapa majoritária e que estiveram todo o tempo à disposição do governador José Maranhão. Ele se refere ao fato de ter sido cotado para o cargo de vice na chapa majoritária. Disse ainda sempre haver a disposição de colaborar.

“Sabemos que esse é um processo lento e que envolve diversas nuances partidárias. O governador Maranhão é um grande estadista, que sabe fazer a hora e fazer acontecer. Ele sempre teve a preocupação de formar uma chapa mais representativa possível, para que seu governo, que tem um mandato curto e que já trouxe tantos resultados, possa ter a continuidade, com respeito aos aliados e agregando cada vez mais gente que pode ajudar nessa empreitada”, afirmou o parlamentar.

Xeque Mate em uma jogada de mestre!!!

Maranhão sabia que dificilmente se livraria do PT na condição de vice pela força nacional que o partido detém e pela importância de ser aliado de Lula, e não necessariamente pelo que o partido representa na Paraíba, ou seja, quase nada. Sabendo disso, Maranhão tratou de blefar o tempo todo com o partido e deixou para anunciar o óbvio, que era a permanência do PT na vice, em cima da hora depois de varias ameaças de excluí-lo, apenas para dá o golpe de mestre contra Ricardo Coutinho.

A única coisa que prendia Ricardo ao seu passado era a relação com Lula e com o PT e era nisso que ele se pendurava como se fosse uma tábua de salvação para tentar provar que não tinha vendido a alma ao PSDB e ao DEM.

Pois bem, Maranhão ameaçou deixar o PT de fora da vice e as pesquisas lhe deram força para isso, até que o partido aceitasse qualquer acordo para não perder a vaga. Como o pedido de Maranhão não podia ser garantido pelo presidente estadual, o jeito foi apelar para a nacional.

A presença de José Eduardo Dutra veio dar a garantia que Maranhão precisava e a proposta foi jogada na mesa, “deixo o PT na vice, mas quero exclusividade do palanque de Dilma na Paraíba”, sem mais tempo para negociar, Dutra aceitou e com isso, Maranhão deu o golpe de misericórdia em Ricardo que ficará órfão do apoio de Lula na Paraíba e estará cada vez mais vinculado aos tucanos e democratas.

Com isso Maranhão mais uma vez mostrou sua frieza e genialidade quando o assunto é fazer política. Maranhão age com ninguém quando o assunto é enfraquecer o adversário e ele fez isso com Ricardo com nunca se tinha visto na história política da Paraíba.

Primeiro deixou o PSB do Mago sem um deputaduzinho sequer, nem na Assembleia, nem na Câmara Federal; depois, aproveitando a falta de habilidade política do socialista tratou de lhe tirar vários aliados e aí foram vários, Gilvan Freire, Armando Abílio, Inaldo Leitão, vários vereadores de João Pessoa, dentre outros, e como já citei em cima, deu o golpe de misericórdia ao tirar o palanque de Dilma.

Quer queira, quer não, Maranhão fez uma belíssima jogada de mestre e isolou seu adversário de tal forma que será difícil ele encontrar forças e meios para esboçar uma reação durante a campanha.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Confirmada a chapa majoritária do governador José Maranhão: Rodrigo Soares será o vice

Talvez a indefinição para composição da chapa encabeçada pelo governador Maranhão (PMDB) tenha chegado ao fim.

Comenta-se nos bastidores da política paraibana que os pré-candidatos ao senado Vital do Rego (PMDB) e Wilson Santiago (PMDB) disputarão o Senado Federal e o tão esperado vice será mesmo Rodrigo Soares (PT).

Contrariando as especulações de que a chapa se formaria de uma maneira puro-sangue (ocupada por um integrante do PMDB) e desmentindo especulações de que o partido do presidente Lula postulasse até a senatoria, a definição da chapa do PMDB para as eleições de 2010 acaba de se confirmar. A vaga de vice fica com Rodrigo Soares (PT) e para o senado assumem a postulação os deputados Vital do Rego (PMDB) e Wilson Santiago (PMDB).

A informação foi repassada por uma fonte ligada ao PMDB.

Fontes ligadas ao portal PB Agora também revelaram, que durante este final de semana várias lideranças do PMDB estarão peregrinando diversas regiões da Paraíba e anunciarão a chapa,que já foi definida, inclusive com direito a foto oficial dos dois candidatos ao Senado, Wilson Santiago e Vitalzinho, ambos do PMDB.

Assim, o governador José Maranhão mantem os dois colegas de partido Vitalzinho e Wilson Santiago na disputa pelo Senado Federal.

Cássio está ciente da dificuldade de ser candidato

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) já tem conhecimento de que, dificilmente, poderá ser candidato nas eleições deste ano. E isso ele confidenciou, recentemente, a três íntimos assessores - ou, mais que assessores, íntimos amigos. Foi através de um deles que tive esta confirmação: Cássio é sabedor de que a possibilidade de se candidatar é remota e já começou a por em prática a sua estratégia de sobrevivência política.

O que o interlocutor me disse é o que vemos a olho nu, todos os dias, mas que era preciso alguém fazer o alerta para que percebêssemos: Cássio já está atuando de forma a sair do episódio por cima, de cabeça erguida, mesmo sendo considerado, oficialmente, ‘ficha suja’ e perdendo o direito da elegibilidade por oito anos.

A estratégia é simples: ocupar a mídia - ele mesmo, não seus assessores e amigos - e colocar na cabeça do seu fiel eleitorado que está saindo da cena política paraibana, temporariamente, de forma extremamente injusta. E é isso o que Cássio tem feito - e muito bem, diga-se de passagem.



É aí que vemos que essa estratégia já deu certo. Cássio foi cassado duas vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba - TRE-PB e uma vez pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Teve que deixar o governo, obrigado pela Justiça, e entregá-lo ao seu principal opositor no Estado: o hoje governador José Maranhão (PMDB). Da mesma forma, seus assessores mais diretos fizeram isso com seus cargos, entregando-os um a um a seus principais oponentes em suas regiões de atuação política.

Um caso emblemático é o do assessor Zé Gotinha, de Campina Grande, que teve que entregar cargo, sala, carro e celular para o seu irmão - porém inimigo mortal - Assis Costa. Quer humilhação política maior?

Mesmo assim, esse Cássio cassado, arrasado, humilhado, desenvolveu uma das maiores estratégias de manutenção de imagem política que já vi. O trabalho começou nos meses que antecederam a cassação, quando Cássio teve a certeza de que dificilmente escaparia da guilhotina da Justiça Eleitoral. Aí ele iniciou a estratégia. Ele mesmo ia às emissoras, dizer que não seria cassado porque era inocente, que só tinha dado dinheiro aos pobres, etc, etc, etc. A estratégia deu tão certo que o homem saiu pela porta dos fundos do governo e entrou pela porta da frente na pré-campanha eleitoral de 2010.

Agora, a estratégia se repete: Cássio - ele mesmo, sem mandar intermediários - vai à mídia e diz que é ‘ficha limpa’, que vai poder se candidatar, que já cumpriu a sua pena, que não pode ser imposta uma nova pena após o cumprimento da inicial, que a lei não retroage para prejudicar, etc, etc, etc. É a mesma estratégia ou não é?

Digam-me: em que lugar do mundo alguém que passa por situação tão constrangedora encara a mídia de frente, se isso não for uma estratégia? Claro que os políticos evitam a mídia quando o assunto não lhes é favorável. O próprio Cássio evitava comentar na mídia os processos aos quais respondia - e, em alguns casos, ainda responde - enquanto mantinha a esperança de se livrar deles, só passando a falar publicamente quando obteve a certeza da dificuldade de se manter no cargo. Efraim Moraes também não fala sobre os problemas que enfrenta atualmente... Maluf e tantos outros idem...

Mas a estratégia é justamente falar, aparecer. Ele mesmo, sem mandar recado. Cássio tem como meta, após ter o registro de sua candidatura negado, sair pela porta dos fundos desta campanha, para entrar pela porta da frente do que vier pela frente. O que ele não quer é perder seus fiéis seguidores. Alguém quer apostar que o homem, sendo impedido de se candidatar a Senador, conseguirá impor uma imagem de perseguido, injustiçado e coisa e tal? Eu não...

Decisão é ratificada por mais de 60 prefeitos - Wellington Roberto anuncia apoio pró Maranhão!!!

O deputado federal Wellington Roberto (PR) definiu o apoio do seu partido ao projeto de reeleição do governador José Maranhão (PMDB) depois de mais uma reunião com o chefe do Executivo Estadual nesta sexta-feira, 25. Roberto ainda confirmou que será candidato a reeleição, desistindo do projeto de disputar o Senado, e que seu filho, Caio Roberto, disputará uma vaga na Assembleia Legislativa.

Wellington Roberto justificou a demora na decisão alegando que preferiu ouvir os mais de 60 prefeitos que lhe apóiam e destacou que todos apoiaram sua decisão e também estão empenhados em reeleger o governador José Maranhão.

O deputado era um dos cotados para assumir a vaga de candidato a senador pela oposição, caso o democrata Efraim Morais desistisse da candidatura como vem sendo pressionado.

Ricardo trabalha hipótese de Efraim desistir da reeleição e Ney, Wellington e Damião são alvo da vaga...

Até dia 30, Oposiçao pode apresentar novo nome concorrendo ao Senado

“O senador tem recebido apoio permanente de todos da Oposição, inclusive o pré-candidato Ricardo Coutinho, mas cada vez mais sua candidatura anda fragilidade diante dos problemas dimensionados pela midia nacional com repercussão local, por isso a hipótese de discutir outra alternativa é prudente e realista”, declarou um deputado oposicionista ao WSCOM adiantando que até dia 30 a possibilidade de substituição do nome do senador Efraim Morais estará sendo discutida pelas lideranças da oposição.

Muito próximo da coordenação de campanha, o parlamentar chegou a registrar que o senador Efraim reduziu fortemente sua aparição pública ao lado dos demais pré-candidatos, condição essa tratada como confirmação de que os problemas registrados pela Imprensa afetaram o desempenho do parlamentar.

- Todos nós somos acostumados com Efraim muito ativo, presente em todos os eventos, mas ultimamente não é isso o que tem acontecido – acrescentou.

Conforme adiantou, “o pré-candidato Ricardo Coutinho tem consciência da situação e vai cuidar do assunto ao lado de Cássio com o senador Efraim”.

OPÇÕES – De acordo ainda com a Fonte, diante do novo cenário, a Oposição trabalha com a hipotese de ter Ney Suassuna,Wellington Roberto ou Damião Feliciano como a alternativa.

- Em caso concreto de substituição do senador Efraim, as negociações passam para trazer Ney Suassuna ao processo embora ele não tenha se manifestado com interesse, em sendo assim Damião Feliciano e Wellington Roberto passam a ser alternativas, por isso até o dia 30 muita coisa poderá acontecer – afirmou.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Especula-se que petistas teriam sugerido indicação de Frei Anastácio para vice.

Informações repassadas por assessores do PMDB dão conta que o governador José Maranhão reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 23, com os deputados federais Wilson Santiago e Vital Filho, além do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo. Na pauta, estariam as articulações para a composição da majoritária para as eleições deste ano.

Mais cedo, segundo a mesma fonte, Maranhão teria recebido os petistas Rodrigo Soares, Giucélia Figueiredo e Frei Anastácio. Este último teria sido cogitado como possível candidato a vice na chapa liderada pelo PMDB, uma vez que a resolução aprovada pelos petistas tem a exigência da participação na vice.

Os encontros aconteceram na Granja Santana, mas os resultados das conversas não foram divulgados até o momento.

Fonte: WSCOM

O ex-deputado Frei Anastácio (PT) revelou no final da manhã de quinta-feira (24) que aceita ser candidato vice-governador

Anastácio diz que aceita ser vice de Maranhão; 'meu nome está posto'

Na chapa majoritária da situação, encabeçada pelo governador José Maranhão (PMDB), o ex-deputado Frei Anastácio (PT) revelou que aceita ser candidato vice-governador caso o PT indique seu nome.

“O PT reivindica a vice, isso é certo e o nosso nome está posto. Se o PT e o próprio PMDB entenderem que o meu nome é o melhor, aceito a indicação sem nenhuma objeção”, disse.

Na manhã de hoje circulou nos bastidores da política a informação de que o PT já teria decido indicar Anastácio e teria comunicado a decisão ao governador Maranhão nesta quarta-feira (23), durante reunião na Granja Santa.

Em contato com a reportagem, o ex-deputado confirmou que a reunião da Comissão Política do PT, formada para tratar sobre a vice,com o governador realmente aconteceu na granja Santana, mas disse que a questão ainda não dói definida, uma vez que existem outros nomes dentro do partido.

“Dentro do partido estão sendo discutidos outros nomes, a exemplo do presidente Rodrigo, Jeová Campos e Peron Japiassu. Mas, o meu realmente está posto e como sou partidário aceito o que o PT determinar”, ratificou.

Anastácio também revelou que nesta sexta-feira (25) acontecerá uma nova reunião entre a Comissão Política e o governador Maranhão na Granja para dá continuidade as discussões. “A expectativa é que até sábado a questão seja definida”, disse.

Fonte: WSCOM

Efraim: ausência que incomoda !!!

A ausência do senador Efraim Morais, ontem, na visita que os pré-candidatos Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima fizeram ao São João de Bananeiras e Solânea foi o assunto mais comentado nos bastidores da política. Um ex-prefeito disse ao WSCOM que partidos nanicos ligados ao ex-prefeito de João Pessoa tomaram posição de pedir a substituição do senador de Santa Luzia.

Embora Efraim Morais tenha justificado a ausência por estar na abertura da festa em sua cidade, lideranças municipais disseram que sentem o senador abalado com as denuncias contra ele no Senado gerando um clima de incerteza e preocupação na cúpula da Oposição.

O ex-governador Cássio Cunha Lima disse a amigos em Bananeiras que está com atenção redobrada uma vez que o prazo para as definições de candidatura terminam dia 30, próxima quarta-feira.

- O senador Efraim precisa avaliar bem porque sabe da solidariedade que desfruta do grupo, mesmo assim seu quadro é delicado e precisa ser resolvido de uma vez por todas dentro de uma premissa que ajude a todos, inclusive ele, de encontrar uma saída honrosa mas não pode continuar do jeito em que está – afirmou uma Alta Fonte do comando ricardista.

Maranhão tem 43,75% X 32.70% de Ricardo Coutinho, nas intenções de votos

Os novos números da pesquisa Consult divulgados nesta quinta – feira, Dia de São João, pelo Jornal Correio da Paraíba trazem dados especiais que precisam ser examinados pelo conjunto da sociedade para entender os enigmas dos processos políticos. Diz a última aferição: Maranhão tem 43,75% das intenções contra 32.70 em favor de Ricardo Coutinho gerando diferença pro atual governador na ordem de 11%.

Estes números de hoje, se considerados na amostragem de tempo, precisam ser levados em conta porque na dimensão exposta Maranhão teria na atualidade uma maioria de 291 mil votos tomando por base o último censo do TRE apontando 2 milhões e 655 mil eleitores.

Mas, os dois maiores aspectos de força passam, primeiro, pela performance do governador em João Pessoa, maior Colégio Eleitoral, já ultrapassando o ex-prefeito; da mesma forma que chama a atenção que Campina Grande é a única base eleitoral onde Maranhão perde, mesmo por pouco percentual entre 3 e 4%.

Ora, poucos imaginariam que Ricardo Coutinho pudesse despencar na preferência eleitoral exatamente onde ele se consolidou como gestor a refletir nos demais recantos do Estado. Para ser sincero, ninguém de sã consciência também imaginaria que o governador superasse o ex-prefeito na principal base da Paraíba – algo que remete a muitos questionamentos sobre a conduta e perfil de Ricardo nos últimos tempos. O danado é que na Grande João Pessoa, RC perde feio.

Na prática, tomando por base a pesquisa, Ricardo mudou e mudou para pior na conceituação do eleitorado ainda levando-se em conta que Maranhão e o PMDB sempre tiveram bom desempenho na Capital, tanto que Cássio só venceu a disputa de 2002 e 2006 porque tinha CG (majoritariamente) e parte do Interior.

Só que Campina continua sendo o gargalo do governador, por isso as conversas fortes para ter um representante da cidade em posição de destaque porque está provado: a liderança maior da Oposição ainda é Cássio Cunha Lima tanto que se mantém levando RC a pequena margem de vitoria em sua cidade.

Estes dados se consolidam precisando ainda sabermos se a pesquisa alcançou ou não os efeitos da decisão do TSE sobre Ficha Limpa porque este é o único e maior incomodo do ex-governador.

Trocando em miúdos, vai ser muito difícil Ricardo e o gênio da lâmpada mágica, Duda Mendonça, reverterem essa tendência porque será preciso que o governador erre muito para impedir sua reeleição.

'Falta apenas bater o martelo', diz governador sobre composição com PDT

O governador José Maranhão (PMDB) negou nesta quinta-feira (24) que exista alguma conversa em andamento com o PP para ter o partido no grupo da situação nas eleições estaduais deste ano, como vem sendo especulado nos últimos dias nos bastidores da política paraibana.

“Não tenho conversado com as lideranças do PP, não existe nenhuma relação política com o partido”, afirmou.

Já sobre os entendimentos com o PDT, o governador disse que a aliança está ‘praticamente sacramentada’, faltando apenas bater o martelo.

“Só falta alguns detalhes, bater o martelo para sacramentar a aliança. Mas, o martelo tem que ser batido com as duas mãos, a minha e a do presidente do PDT, o deputado Damião Feliciano”, declarou.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PT reúne filiados no sábado para deliberar sobre proposta de vaga ao Senado


O partido havia aprovado a participação na chapa de Maranhão mantendo a condição de vice

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores reúne seus filiados, no próximo sábado, para deliberar sobre a possibilidade de o PT abrir mão da vaga de vice – inicialmente pleiteada – na chapa liderada pelo governador José Maranhão (PMDB). A decisão envolve a proposta de o PT participar da majoritária disputando uma vaga no Senado Federal.

Como em assembléias anteriores, o PT aprovou a participação na chapa de Maranhão mantendo a condição de vice – atualmente ocupada pelo petista Luciano Cartaxo – sob a alegação de que o partido detém o segundo maior tempo de veiculação no guia eleitoral e também é o partido do Presidente da República, que apóia o PMDB na Paraíba.



Entretanto, em entrevistas concedidas nesta sexta-feira, o governador José Maranhão sinalizou a possibilidade de oferecer a vice ao deputado federal Vital Filho (PMDB) que, por sua vez, prefere o Senado, e manter o PT numa das vagas para o Senado (o que atenderia a um anseio do ex-ministro José Dirceu), que pretende fortalecer a base petista no Congresso Nacional.

“Tudo vai ser deliberado pelos próprios partidários, neste sábado”, afirmou o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, por meio de sua assessoria.

Na ocasião, o diretório receberá a visita de membros da coordenação nacional de comunicação da campanha, que falará aos que pretendem lançar candidatura, tanto na majoritária quanto na proporcional, sobre o uso das redes sociais como estratégia de campanha.

FONTE: http://www.wscom.com.br/noticia/politica/PT+DELIBERA+VAGA+PARA+SENADO+NO+SABADO+-89170